FANDOM


Viola
Viola 44 176x209
7º eliminado
Eliminado
Temporada A Fazenda: 3ª Temporada
Colocação
Votos recebidos 6
Fazendeiro Semana 5
Indicado Semana 7
 Viola foi o participante da terceira temporada A Fazenda.

Antes de A FazendaEdit

Em 1988, na final do Campeonato Paulista, entre Corinthians e Guarani, o então aspirante Viola precisou jogar no lugar do titular Edmar. E aos cinco minutos do primeiro tempo da prorrogação, Viola fez o gol que deu o título ao Corinthians.

Após este início marcante como profissional, Viola passou por uma má fase em sua carreira, chegando a ficar três meses em 1989 sem marcar um gol. A cobrança da torcida era muito grande, e Viola foi jogar no São José, depois no Olímpia.

Em 1992, mais experiente, ele volta ao Corinthians, aos gols e aos títulos. Foi chamado para participar da Seleção Brasileira que ganhou a Copa do Mundo de 1994 nos Estados Unidos. Chegou a jogar na final contra a Itália por alguns minutos da prorrogação. Conquistou, com o Corinthians, em 1995, os títulos do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil.

A exposição internacional e a boa fase no time alvi-negro paulista levou-o a jogar no Valencia, da Espanha. Apesar de à época ter sido a contratação mais cara do clube (US$4 milhões), Viola não se adaptou à Europa. Bateu boca com o então capitão e ídolo valenciano Fernando Gómez e, por determinação do treinador Luis Aragonés, era o único atleta a não dividir quarto. Era ironicamente chamado pelos torcedores de Príncipe de Bel-Air, em referência à série The Fresh Prince of Bel-Air (transmitida no Brasil sob o nome de Um Maluco no Pedaço) pois, a exemplo do protagonista da atração, um rapper interpretado por Will Smith, vivia com um walkman nos ouvidos.

Tais problemas trouxeram-no de volta ao futebol brasileiro, dessa vez ao Palmeiras. Viola não conseguiu repetir no Palestra o mesmo desempenho vitorioso que teve no Corinthians, e em 1998 ele se transfere para o Santos.

Com o time de Vila Belmiro, foi artilheiro do Campeonato Brasileiro de 1998 e campeão da Copa Conmebol do mesmo ano.

Em 1999 transfere-se para o Rio de Janeiro para defender o Vasco da Gama. No mesmo ano conquista o Torneiro Rio-São Paulo e no ano seguinte a Copa Mercosul e o Campeonato Brasileiro.

Em 2001 Viola volta ao Santos, mas não aos títulos, e deixa o time para jogar no Gaziantepspor, da Turquia, em busca de independência financeira.

De volta ao Brasil em 2004, ele defende o Guarani, mas não consegue impedir o rebaixamento do time de Campinas no Campeonato Brasileiro.

No ano seguinte, Viola é contratado pelo Bahia como a estrela do clube na disputa do Campeonato Brasileiro Série B de 2005. Viola foi o jogador mais caro do elenco, ganhando cerca de 70 mil reais mensalmente, e tentou justificar o investimento, marcando gols importantes. Porém o seu esforço não foi suficiente para evitar o rebaixamento do clube ao Campeonato Brasileiro Série C.

O Bahia não regressou à Série A, porém Viola sim. Ainda em 2005, Viola transferiu-se para o Flamengo, confirmando os boatos que davam conta de negociações com o clube carioca. O jogador foi contratado com a missão melhorar o desempenho do ataque rubro-negro, naquele momento o pior da competição. Ironicamente, Viola não chegou a atuar pelo clube carioca.

O último dia de 2005 e os primeiros de 2006, ficaram marcados pela sua detenção por porte ilegal de arma (uma espingarda). Viola por passar três dias preso na Cadeia Pública de Barueri. Entretanto, isso não impediu que o jogador mantivesse as negociações com o Juventus para a disputa do Campeonato Paulista.

Em fevereiro de 2007, foi contratado pela UNITRI para jogar no Uberlândia o Módulo II do Campeonato Mineiro. Após apenas 2 gols e muita indisciplina, acabou dispensado do clube antes da fase final deste campeonato.

Em 2008, voltou ao Rio de Janeiro, agora para defender o Duque de Caxias no campeonato carioca. O jogador assinou um contrato de quatro meses e foi a principal contratação do clube, que voltou à primeira divisão do campeonato carioca. No segundo semestre, o atacante acertou com o Angra dos Reis para disputar a Segunda Divisão do Campeonato Carioca. No dia 16 de dezembro de 2008, o Resende, time da primeira divisão carioca, anuncia a contratação do atacante. Viola foi apresentado pela equipe em 9 de janeiro de 2009. Após a passagem um pouco apagada pelo time carioca, Viola começou a excursionar pelo país atuando em partidas de Showbol.

No início de 2010, foi anunciado como o grande reforço do time do Brusque para a disputa do Campeonato Catarinense. Em 27 de junho de 2010 Viola jogou pelo Umuarama (tigrão) perdeu do Coritiba por 3 a 0 em memória do aniversário da cidade de Umuarama de 55 anos.

Histórico de ParticipanteEdit

Histórico de CompetiçãoEdit

Semana 1 Fazendeiro
Desafio
Semana 2 Fazendeiro
Desafio
Semana 3 Fazendeiro
Desafio
Semana 4 Fazendeiro
Desafio
Semana 5 Fazendeiro
Desafio
Semana 6 Fazendeiro
Desafio
Semana 7 Fazendeiro
Desafio

Histórico de VotaçãoEdit

Semana Voto de Viola

Votos contra Viola

Indicação de Fazendeiro
1 Sérgio A. - -
2 Geisy - -
3 Sérgio A. - -
4 Luiza - -
5 Fazendeiro - -
6 Janaína Janaína, Sérgio A. -
7 Janaína Carrasco, Janaína, Luiza, Sérgio A. Carol

Histórico de FazendeiroEdit

Semana Indicação

Eliminação oficial

5
Sergio abreu 30 176x209
Nany people 08 176x209

Histórico de RoçaEdit

Semana Indicado (Fazendeiro) Indicado (Peões) Indicado (Desafio)
7
Viola 44 176x209
Janaina jacobina 20 176x209
Andressa soares 06 176x209

Após A FazendaEdit

  • Em 2013, estreia pelo Grêmio Osasco, mas pela fraca campanha do clube se encerra o contrato com o mesmo. Em 12 de abril é anunciado como novo reforço do Tanabi Esporte Clube do interior de São Paulo para a disputa da Segunda Divisão Paulista.

CuriosidadesEdit

Ligações externasEdit