FANDOM


Bem vindos ao A Fazenda WikiEdit

A-fazenda-logo
Esta é uma página dedicada ao reality show brasileiro produzido e exibido pela Rede Record, baseado no programa criado originalmente na Suécia pela prod

utora Strix, originalmente como The Farm. Dificuldades e prazeres da vida simples do campo colocam à prova o casting de famosos, havendo somente um vencedor no final. O programa é apresentado diariamente e mostra pessoas famosas tirando leite da vaca, cuidando dos cavalos, mexendo com a terra e se envolvendo nos afazeres de uma fazenda. A primeira temporada estreou no dia 31 de maio de 2009, e contou com a apresentação do jornalista e apresentador Britto Júnior.

O ProgramaEdit

O reality show conta com a participação de famosos brasileiros. O sítio onde é gravado o programa fica na zona rural de Itu, São Paulo, e possui 110 mil m² de área, sendo que 20 mil m² são utilizados para o cenário. Os participantes, chamados de "peões", são escolhidos pela Rede Record antes da atração ir ao ar. Quem resistir até o final entre bichos, plantações, desafios, intrigas e festas, leva o prêmio.

A cada semana, os "peões" que participam de A Fazenda precisam provar desenvoltura com o campo: acordar muito cedo, ordenhar vacas, dar banho em cavalos, recolher os ovos das galinhas, plantar e colher e ainda aprender a lidar com carroças, arados e tudo mais que envolve este universo. O programa tem uma duração de 12 semanas.

ApresentadorEdit

O jornalista Britto Junior é o apresentador da atração. Ele permanece em um set anexo à Fazenda, comandando os programas. Britto explica e relembra as regras para os competidores, coordena as atividades e provas que acontecem ao vivo e media as votações e eliminações.

Formato

Fazendeiro da SemanaEdit

Fazendeiro da Semana é o responsável por delegar as tarefas na Fazenda durante uma semana, ficando imune neste período.

Além disso, tem a obrigação de indicar um dos três competidores que vão para o "Tá na Roça". Quando o reality está próximo do fim, somente dois peões vão para a "roça", assim, o fazendeiro vota normalmente.

Os métodos para a escolha do Fazendeiro variam:

  • Na 1ª temporada, na primeira semana o Fazendeiro foi escolhido por uma votação do público entre os catorze concorrentes. O resultado da votação foi revelado apenas antes do primeiro "Desafio Semanal". Já nas temporadas posteriores houve uma prova, na qual o vencedor seria o primeiro a ter o posto.
  • A partir da segunda semana o Fazendeiro é determinado pelo participante eliminado na semana anterior. A escolha do eliminado é feita logo após a sua saída. Em A Fazenda 2, o cargo só pode ser de um dos dois participantes sobreviventes ao "Tá na Roça". Mas desde a quarta semana são dadas aos participantes atividades, em que são usados métodos sem os peões saberem que os dão a chance de concorrer ao cargo, estipulado, finalmente, pelo eliminado.
  • A partir da décima primeira semana o posto de Fazendeiro é extinto e cada um dos quatro finalistas deve realizar as tarefas diárias da Fazenda na reta final do programa.
  • Em A Fazenda 3, o Fazendeiro é escolhido através de uma prova realizada toda sexta-feira, onde os participantes das equipes Avestruz, Coelho e Ovelha, devem escolher um representante, o qual realizará a prova. Nessa temporada, o público pode escolher que tipo de prova os candidatos a fazendeiro devem fazer (habilidade, raciocínio ou sorte) através de uma votação que é feita via sms, cujo resultado é revelado na sexta-feira de manhã no programa Hoje em Dia. Depois da 8ª semana não caberá ao fazendeiro a indicar um representante para a roça e sim para escolher em caso de empate.
  • Em A Fazenda 4, os 4 indicados a Roça (Dois pelo Desafio Semanal, um pelo voto da casa e o outro pelo voto do Fazendeiro) disputam uma prova em que o vencedor se livra da Roça e vira Fazendeiro da semana, enquanto os outros 3 disputam a Roça. Com a extinção dos grupos a regra continuou, só que ao invés de 4, 3 peões são indicados a Roça.
  • Em A Fazenda 5, a Casa da Roça é extinta, e abre-se lugar para uma nova moradia, O Celeiro. Durante a primeira semana, por meio de uma prova, foram indicados 6 participantes, mas 3 participantes conseguiram escapar de serem eliminados, também através de provas. Quando restaram apenas 3 participantes, houve uma votação para decidir quem ficaria de vez na Roça. Os outros 2 participantes disputaram em uma prova uma vaga na Sede, e o que perdeu, ficou na Roça correndo o perigo da eliminação. Depois dessa semana, o sistema de votação voltou ao normal.

Desafio SemanalEdit

Todo domingo (terça-feira em A Fazenda 1 e A Fazenda 2) é realizada uma prova com todos os competidores, exceto o Fazendeiro da Semana. O Desafio Semanal (realizado no campo de provas) pode testar a habilidade, destreza, inteligência ou sorte dos competidores. O perdedor do desafio está automaticamente indicado para o "Tá na Roça". O desafio semanal foi extinto do programa a partir da 5ª temporada, sendo substituído pela prova da chave.

Tá na RoçaEdit

Toda semana, participantes são indicados ao Tá na Roça e passam pela votação do público. O telespectador é quem escolhe qual celebridade será eliminada por meio de votação, que é realizada por telefone, SMS e Internet.

1º indicado

O primeiro indicado é o perdedor do "Desafio Semanal", que além de sempre dar início às votações, funciona como voto de Minerva (na 1ª e 2ª temporada) em caso de empate. Na quarta temporada, o programa passou a indicar dois participantes para a eliminação através deste desafio. Já na 5ª temporada é indicada diretamente pelo Fazendeiro.

2º indicado

Por meio de voto aberto, os competidores elegem o segundo indicado para a "Roça", com exceção do "Fazendeiro da Semana". Todos devem votar e justificar o seu voto. O Fazendeiro e o participante já indicado pela perda no Desafio não podem ser votados.

3º indicado

O terceiro indicado é eleito pela indicação do Fazendeiro, que anuncia, a seu critério, o último competidor que disputará a "Roça" (na 1ª e 2ª temporada). Já na 5ª temporada é formado um resta um que os indicados, o fazendeiro e os imunizados não jogam, cada um escolhe um participante até sobrar um, depois disputam e o ganhador é o fazendeiro da semana.

EliminaçãoEdit

Toda semana, um participante coloca o "Pé na Estrada", sendo eliminado do programa. Os indicados ao "Tá na Roça" despedem-se de seus companheiros na sede e dirigem-se ao campo de eliminação, onde encontram-se com o apresentador Britto Junior.

O menos votado é "salvo" primeiro e retorna à sede. Após o anúncio da eliminação, o eliminado reecontra-se com amigos e familiares que o esperam do lado de fora.

TemporadasEdit

Edição Estréia Vencedor

Nº de participantes

1ª  31 de maio de 2009 Dado Dolabella 15
2ª  15 de novembro de 2009 Karina Bacchi 14
3ª  28 de setembro de 2010 Daniel Bueno 15
4ª  19 de julho de 2011 Joana Machado 16
29 de maio de 2012 Viviane Araújo 16
23 de julho de 2013 Bárbara Evans 16
14 de setembro de 2014

CuriosidadesEdit

Ligações externasEdit

Página oficial

Twitter oficial